Raul Marques lança livros infantis

Filho de comerciantes, Raul Marques nasceu em São Paulo em 1980 e mora no Interior paulista desde 1999.É jornalista por formação.Durante 12 anos, trabalhou no jornal Diário da Região, de São José do Rio Preto (SP). Ocupou cargos como repórter, chefe de reportagem e repórter-especial.Visitou o Haiti em 2009. A viagem rendeu a publicação de um caderno especial sobre a Guerra Civil no país caribenho, com 16 páginas e um prêmio regional do Sindicato dos Jornalistas do Estado de São Paulo.Escreveu mais de 500 reportagens – a maioria focada em contar a história de gente simples, especial e que faz a diferença no mundo.Desde 2016, dedica-se exclusivamente aos livros.Sua produção se divide em duas vertentes. De um lado, há o material autoral, em campos como poesia e crônica. Do outro, obras para empresas e biografias.É casado com a jornalista Mariana Daher, pai da Isabela e do João Pedro. Gosta de escrever sobre gente, história e curiosidades.

O livro ‘O menino que reinventou o mundo’ apresenta ao público infantil a jornada de João, um menino esperto, criativo e que enxerga o mundo a sua maneira.

A partir dessas características, ele desenvolve brinquedos lúdicos ao usar um material simples e sempre à disposição: a imaginação.

A ideia de contar essa história surgiu ao constatar que as crianças não precisam de grandiosa infraestrutura, com dispendioso custo financeiro, para brincar, aprender e se divertir.

A história do ‘O Menino que Reinventou o Mundo’ mostra tanto às crianças quanto aos pais e responsáveis que consumismo não é saudável. As brincadeiras podem e devem contar sempre com apoio da imaginação, da criatividade e do lúdico.

Para contar essa história, o personagem central, João, apresenta, com exemplos práticos do seu dia a dia, como é possível transformar uma meia em bola de futebol, a cortina em esconderijo, um cobertor grande em cabana.

Escritor versátil, Raul Marques gosta de escrever e de contar histórias, sem se prender a um gênero.

Conhecido por seu trabalho como autor de obras com foco no memorialismo, Raul Marques estreia na literatura infantil com ‘A menina que adora perguntar’, que foi inspirada em sua filha, Isabela.

A obra revela o perfil da personagem Bela, que faz perguntas a todos, em qualquer lugar e a qualquer hora, sobre tudo o que a cerca: das fases da lua até quem inventou o pão.

O texto não traz respostas para os questionamentos, mas incentiva os adultos a ficarem mais atentos e não fugir dos questionamentos das crianças.

O livro venceu do prêmio Nelson Seixas de Fomento à Cultura da Prefeitura de São José do Rio Preto e finalista do prêmio Off Flip de Literatura, da Festa Literária de Paraty, na categoria literatura infantil.

– Com este livro, você entra para o grupo dos que começam muitíssimo bem, porque é uma delícia te ler.

Comentário: Ignácio de Loyola Brandão – Escritor e membro da cadeira 11 da Academia Brasileira de Letras